sábado, 11 de setembro de 2010
Parlamento Juvenil apresenta propostas
O Parlamento Juvenil de Feira de Santana apresentou ao prefeito Tarcízio Pimenta, na tarde desta terça-feira 03 de novembro de 2010, no Salão Nobre do Passo Municipal Maria Quitéria, às metas de atuação nas áreas de meio ambiente e combate às drogas, a serem executadas dentro de um ano.
As propostas, levantadas a partir da identificação de problemas e sugestão de soluções, foram definidas durante o IV Fórum Feirense da Adolescência, realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro Diocesano. Os novos membros do Parlamento - 10 titulares e 10 suplentes - tomam posse na próxima semana.
Dentre as estratégias de superação, entregues ao prefeito Tarcízio Pimenta pela estudante Geane Caroline, foram priorizadas proibir o banho nas águas do rio Jacuípe até sua revitalização; solicitar uma lei de fiscalização para retirada dos esgotos domésticos na rede fluvial; plantar árvores para proteger as barragens; envolver escolas nos projetos de recuperação das matas ciliares; formar grupos ambientalistas nas comunidades; punir empresas que poluírem os rios; envolver alunos na preservação do meio ambiente; incentivar a criação de empresas de reciclagem; e realizar uma gincana com todas as escolas municipais , com material reciclável para ser vendido nas fábricas e o retorno financeiro ser investido na melhoria das escolas.
Na oficina abordando o tema da água foram identificados os problemas de poluição dos rios, descargas e poços, sendo indicada como estratégias de superação conscientizar os moradores para não jogarem lixo nos rios; fazer coleta seletiva e evitar jogar lixo nos rios e esgotos clandestinos; evitar descargas desnecessárias; usar vasos com redutores de água; construir poços trabalhados detalhadamente para conservar a água mais limpa.
Com relação às energias renováveis foram identificados problemas de esgotos, lixo, planta, reciclagem escassa e poluição por meio de gases. Como estratégias foram indicadas a construção de redes sanitárias; fazer coleta seletiva nos órgãos públicos; diversificar a arborização; criar cursos de reciclagem nas comunidades; e fazer campanha para que as pessoas utilizem mais transporte coletivo.
Na abordagem do tema lixo - resíduos sólidos, foram identificados como problemas o descarte do lixo nas ruas; a crescente quantidade de lixo no meio ambiente; a falta de conscientização das pessoas que jogam lixo nas ruas. Para superação destes problemas, foram definidos como estratégias fazer coleta seletiva nos bairros, através dos órgãos públicos; fazer reciclagem dos materiais pela população; criar cooperativas; introduzir uma empresa de reciclagem no município que geraria emprego e redução de lixo; e fazer uma campanha de conscientização da população para o descarte do lixo.
Também foram identificados problemas e definidas propostas para a poluição atmosférica; “drogas - nós queremos viver sem ela”; saúde - “jovem em transformação”; drogas: uma ação conjunta (Justiça); social e familiar; e de cultura e lazer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário